Se você é um jardineiro experiente, provavelmente concordará que a compostagem é uma das melhores maneiras de enriquecer o solo do seu jardim, ao mesmo tempo que minimiza o desperdício. É simplesmente uma situação em que todos ganham! Para provar meu ponto de vista, compartilharei minhas sete principais táticas de compostagem de cozinha DIY para ajudá-lo a reutilizar seus restos de cozinha e também a melhorar seus esforços de jardinagem. Vamos mergulhar!
1. Vermicompostagem
A vermicompostagem é uma maneira divertida de aproveitar o poder das minhocas – conhecidas por serem os pequenos recicladores da natureza. Use uma sacola de plástico para criar sua própria caixa de minhocas. Basta adicionar um pouco de jornal picado como cama, restos de cozinha (evite alimentos cítricos e cebolas) e deixar as minhocas trabalharem. Você será recompensado com minhocas ricas em nutrientes que suas plantas vão adorar depois de alguns meses. Esta também é uma ótima maneira de envolver as crianças e ensiná-las sobre a importância da saúde do solo!
2. Método Bokashi
O método Bokashi é uma opção fantástica se você está procurando uma forma rápida e eficaz de compostagem. Esta técnica permite a fermentação dos resíduos da sua cozinha utilizando uma mistura especial de microrganismos. Faça uma caixa de bokashi com um recipiente de plástico com tampa e bico de drenagem.Adicione restos de cozinha e cubra-os com farelo de Bokashi e, em cerca de duas semanas, você terá composto fermentado pronto para enterrar no solo do seu jardim. Também pode lidar com carnes e laticínios!
3. Coleta de borras de café
Esta é para os amantes da cafeína! Guarde um pouco do pó de café usado e espalhe-o diretamente na caixa de compostagem ou nos canteiros do jardim. A borra de café adiciona nitrogênio à mistura do composto, o que pode atrair a presença de minhocas. Para criar um fertilizante concentrado e rico em nutrientes, adicione algumas cascas de ovo esmagadas. Tente não exagerar – muito pode tornar seu composto ácido.
4. Recupere suas sobras de cozinha
Você sabia que alguns restos de cozinha podem realmente crescer novamente? Itens como alface, cebola e aipo podem brotar novamente se você colocar as raízes na água. Você pode transferi-los para o solo depois de alguns dias. Desta forma, você pode reduzir o desperdício e ao mesmo tempo desfrutar de produtos frescos reutilizados direto da sua cozinha!
5. Compostagem com copo
Quer acelerar sua compostagem? Considere construir ou comprar um copo de compostagem. Eles permitem que você misture seu composto com facilidade e areje-o, e essas caixas giratórias podem realmente acelerar o tempo necessário para quebrar os materiais.Basta jogar restos de cozinha ou outros resíduos e deixar o copo fazer o seu trabalho. Esta é uma maneira eficiente de criar um composto rico com o mínimo de mão de obra.
6. Use folhas e resíduos de quintal
Não se esqueça do seu quintal, pessoal. Crie uma pilha de compostagem equilibrada combinando aparas de grama, folhas caídas e outros resíduos de jardim com restos de cozinha. Você pode obter a proporção correta de carbono para nitrogênio colocando camadas de verduras (restos de vegetais) com marrons (folhas secas ou papel). Este método ajuda a reduzir os resíduos em aterros e fornece um corretivo do solo rico em nutrientes para o crescimento saudável das plantas.
7. Chá de composto de vinagre de cidra de maçã
Esta é uma técnica um pouco diferente, mas igualmente benéfica. Se sobrar vinagre de maçã na cozinha, você pode usá-lo para fazer um chá de compostagem. Misture algumas colheres de vinagre com água e deixe descansar por alguns dias. Use esta solução para regar suas plantas e dar-lhes um aumento de nutrientes, ao mesmo tempo que dissuade as pragas. É uma maneira simples de promover a saúde das plantas e reciclar!
Dica bônus: o método de compostagem “Lasanha”
Para quem tem canteiros de jardim, pode fazer compostagem diretamente no solo!Simplesmente coloque os marrons (pense em papel picado ou folhas secas) em camadas com as verduras (restos de cozinha) diretamente na cama. Pense nisso como fazer uma saborosa “lasanha” para o seu solo. Este método é conveniente e requer menos trabalho para transferir seu composto.
Para jardineiros que buscam melhorar o solo e reduzir o desperdício, a compostagem deve ser uma parte essencial de sua rotina de jardinagem. Considere incorporar essas sete táticas DIY – suas plantas agradecerão pelo amor e pelos nutrientes extras, assim como o meio ambiente. Boa compostagem!





