Além do básico: técnicas avançadas para compostagem ideal

Companheiros entusiastas da jardinagem! Se você é como eu, pode ter se envolvido com compostagem e saboreado a satisfação de transformar restos de cozinha em “ouro negro” para o seu jardim.

A maioria dos jardineiros conhece os marrons (carbono) e os verdes (nitrogênio), embora atingir a proporção ideal seja mais sutil do que pode parecer. Ingredientes de qualidade são um fator chave. As folhas secas se decompõem lentamente, enquanto o jornal picado pode ser melhor e também é uma ótima fonte de carbono. Da mesma forma, aparas de grama são ótimas para nitrogênio, mas muita grama pode ficar pegajosa.

Você deve estar se perguntando como levar sua compostagem para o próximo nível, agora que domina o básico. Deixe-me compartilhar algumas técnicas avançadas para ajudá-lo a otimizar seu processo de compostagem para obter mais sucesso na jardinagem!

Chá de compostagem

Você já experimentou chá composto? Embora o composto sólido seja ótimo, este fertilizante líquido rico em nutrientes é uma alternativa para impulsionar o crescimento das plantas e melhorar a saúde do solo.

Instruções:

Coloque o composto acabado em um saco de malha ou fronha e mergulhe-o em um balde de água por 24 a 48 horas. Areje e dilua o chá com água.Use este fertilizante para regar suas plantas ou como spray.

Compostagem de Bokashi

Um método único que envolve a fermentação de resíduos orgânicos em vez da decomposição, o Bokashi é ideal para compostagem com restos de cozinha. Principalmente para quem deseja compostar carnes, laticínios e outras sobras de cozinha, esta é uma excelente alternativa a se considerar.

Instruções:

Você precisará de farelo de Bokashi para este método, que contém micróbios benéficos. Coloque os restos de comida em um recipiente fechado e polvilhe o farelo entre as camadas. Quando o recipiente estiver cheio, feche-o e deixe-o descansar por duas a três semanas. Enterre os restos fermentados em seu jardim ou adicione-os à pilha de compostagem para posterior decomposição. Isto é especialmente bom para transformar resíduos de cozinha em composto rico.

Compostagem a Quente

Considere usar o método de compostagem a quente se quiser que seu composto se decomponha mais rapidamente. Este método pode exigir um pouco mais de atenção, mas irá recompensá-lo com resultados mais rápidos.Você deve tentar atingir uma temperatura de 130-160°F (54-71°C).

Instruções:

Comece com uma base de materiais grossos, como galhos ou palha para aeração. Adicione uma mistura de cerca de 2:1 de materiais verdes (nitrogênio) a marrons (carbono). Isso pode incluir aparas de grama, restos de cozinha, folhas e papel picado. Depois de obter uma boa mistura, vire a pilha regularmente a cada poucos dias para promover a atividade microbiana e a decomposição.

Vermicompostagem

A vermicompostagem é uma das formas mais eficientes de compostagem, pois as minhocas decompõem rapidamente a matéria orgânica e também a enriquecem com suas peças fundidas.

Primeiros passos:

Crie uma lixeira simples com furos de drenagem e jornal picado ou papelão dentro. Adicione restos de cozinha, como borra de café, cascas de vegetais e cascas de ovo. Mantenha sua lixeira úmida, mas não encharcada, e deixe-a fazer sua mágica. Você ficará surpreso com a rapidez com que as minhocas transformam os resíduos em composto rico em nutrientes.

Camadas e cobertura morta

Outra maneira de aumentar a compostagem é colocar camadas e aplicar cobertura morta em sua pilha.Este método não só ajuda a arejá-lo com eficiência, mas também ajuda a manter níveis ideais de umidade para um crescimento saudável.

Instruções de camadas:

Coloque camadas de verdes e marrons, incorporando materiais como folhas picadas, borra de café e até pequenos galhos em sua pilha. Finalize com uma camada de cobertura morta para reter a umidade e evitar odores.

A compostagem é um processo contínuo e requer paciência. Monitore regularmente os níveis de umidade, temperatura e composição geral da sua pilha. Adicione água se ficar muito seco. Se estiver muito encharcado, adicione mais marrons. Ao mesmo tempo, pode ser necessário ajustar a proporção carbono-nitrogênio de tempos em tempos. Pense em você como um químico de jardinagem, refinando seu processo para obter resultados de cultivo ideais.

Você pode turbinar seu processo de compostagem seguindo essas técnicas avançadas, sem mencionar também a redução de resíduos. Quer você opte por compostagem quente, chá de compostagem ou vermicompostagem, cada método oferece benefícios distintos que podem levá-lo no caminho para uma jardinagem mais bem-sucedida.

Deixe um comentário