A vermicompostagem é um método comprovado de compostagem que aproveita um dos melhores decompositores da natureza – as minhocas. O sucesso da compostagem com wigglers vermelhos se resume a uma série de etapas simples. Vamos analisá-los neste blog, com algumas dicas de minhas próprias aventuras pessoais de compostagem.
Comece com minhocas em uma lixeira ventilada, adicione roupa de cama úmida, como papel picado, e alimente-as com restos de cozinha gradualmente. Mantenha uma temperatura de 55-77°F e mantenha os níveis de umidade como uma esponja torcida. Enterre os restos de comida e, para evitar odores, colha as peças fundidas a cada 3 a 4 meses, expandindo as lixeiras à medida que os vermes se multiplicam.
Finalmente, evite infestações e moscas da fruta cobrindo o composto e use o produto rico em nutrientes para melhorar o solo do seu jardim. Este é o truque secreto para transformar resíduos de cozinha em ouro de jardim durante anos.
Escolhendo seus vermes
Os wigglers vermelhos são as estrelas da vermicompostagem. Eles consomem rapidamente e se multiplicam loucamente em espaços confinados. Para obter melhores resultados, evite usar minhocas, pois elas são essencialmente escavadoras e não mastigadoras.Comecei a vermicompostagem com meio quilo de um fornecedor local e eles transformaram minha lixeira em uma colônia de minhocas em poucos meses.
Configure sua lixeira
Para sua caixa de compostagem, use uma caixa de plástico escura com tampa e orifícios de ventilação na parte superior e nas laterais para ventilação e na parte inferior para drenagem. Alinhe com jornal úmido; já que os vermes odeiam condições de luz e seca. Minha primeira lixeira DIY foi uma sacola reciclada; foi suficiente para mais de 1.000 minhocas e cabe bem embaixo da pia da cozinha.
Adicionar material de cama
Papelão picado, fibra de coco ou folhas usadas são materiais de cama ideais para vermicompostagem. Umedeça-os até ficarem com consistência de esponja para que seus vermes se sintam em casa. Gosto de misturar cascas de ovo trituradas, papelão ou até mesmo papel picado para ajudar as minhocas a triturar a comida e quebrar o composto.
Apresente seus worms
Agora, adicione delicadamente suas minhocas ao material da cama e deixe-as repousar por um ou dois dias antes de alimentá-las. Comece aos poucos, com meio quilo de sobras de cozinha por semana. Uma dica extra é sempre verificar primeiro a umidade, pois as minhocas odeiam a secura.
Alimentação Estratégica
Para otimizar a alimentação e nutrição de seus vermes, adicione cascas de vegetais picadas, borra de café e restos de frutas e lembre-se de enterrá-los bem fundo para evitar moscas. Evite usar carne, laticínios ou frutas cítricas; estes são muito ácidos ou podem ficar malcheirosos. Também gosto de alimentar as minhas cascas de banana, e elas normalmente desaparecem durante a noite, transformando resíduos de comida em fertilizante.
Mantenha as condições ideais
Para obter melhores resultados, mantenha a temperatura entre 55 e 77°F, e porões ou vagas de garagem são locais ideais para isso. Borrife seu composto se ficar muito seco; como os vermes respiram pela pele. Certa vez, minha lixeira externa congelou nos meses frios e matou a maioria dos meus vermes. Então agora eu sempre isolo a lixeira com cobertores para o inverno.
Monitorar e ajustar
Conforme você avança, continue verificando semanalmente se há cheiros e adicione mais material de cama se ficar muito grosso e adicione umidade se ficar seco. Os vermes se agrupam no topo se estiverem infelizes. Esteja atento para que sua lixeira fique muito molhada – é aí que o mofo pode assumir o controle.
Colha as peças fundidas
Após cerca de 3 a 4 meses, empurre o conteúdo para o lado e adicione roupa de cama nova para que seus vermes possam migrar. Agora você pode recolher as peças escuras e quebradiças.Lembro-me que a minha primeira colheita encheu um balde inteiro. Misturei em potes e logo dobrou meus rendimentos.
Solução de problemas
Uma dica final: cuidado com as moscas da fruta. Cubra sua lixeira e enterre os restos mais fundo, se necessário. Reduza os restos de comida se estiver alimentando demais, pois os vermes comem cerca de metade do seu peso por dia. Esses ajustes simples manterão as coisas tranquilas e sua jornada de compostagem muito fácil.
Usar e expandir
Agora é hora de colher os frutos! Polvilhe as peças fundidas em seu solo para aumentar os nutrientes e faça compostagem de chás para nutrição líquida. Considere dividir o composto em mais caixas conforme você avança. Com este método, o solo do seu jardim estará a caminho da perfeição, reduzindo as necessidades de fertilizantes pela metade, enquanto as minhocas fazem todo o trabalho.
A vermicompostagem pode mudar o jogo em sua jornada de compostagem, aproveitando o poder da natureza para criar fertilizante a partir de restos. Siga estas etapas e você poderá ficar viciado.






