Pense em tudo o que acontece na sua cozinha durante o dia. Você prepara café, enxagua produtos, cozinha refeições, lava pratos e joga restos de comida. Tudo parece rotineiro, mas você já controlou quanta energia, água e resíduos sua cozinha realmente produz?
A maioria das pessoas não percebe o quanto seus hábitos culinários, eletrodomésticos e escolhas de alimentos contribuem para sua pegada ambiental. Mas fazer mudanças pequenas e inteligentes pode ter um grande impacto ao longo do tempo.
Uma auditoria de sustentabilidade na cozinha ajuda você a ver onde pode fazer essas mudanças, acompanhar o que está acontecendo em sua cozinha e encontrar maneiras fáceis de desperdiçar menos e economizar mais.
Reduza o desperdício de alimentos
O desperdício de alimentos acontece simplesmente porque esquecemos o que está na geladeira. Manter as sobras e os ingredientes em recipientes transparentes, rotulá-los com datas e planejar as refeições de acordo com o que você já tem pode ajudar a evitar que os alimentos estraguem antes de usá-los.
As datas de validade podem ser enganosas, pois muitos alimentos ainda estão bons depois da data de validade. Verificar se há deterioração, em vez de confiar apenas nos rótulos, ajuda a reduzir o desperdício desnecessário.
A compostagem é uma das melhores formas de gerir o desperdício de alimentos, mas a compostagem tradicional nem sempre é prática para espaços pequenos.Um compostor automático como o Vego Kitchen Composter facilita isso, acelerando o processo de decomposição e eliminando odores. Em vez de jogar restos no lixo, você pode transformá-los em material vegetal rico em nutrientes em apenas algumas horas.
O que consome mais energia na sua cozinha?
Sempre que você liga o forno, liga a máquina de lavar louça ou deixa a porta da geladeira aberta por muito tempo, a energia é usada e às vezes desperdiçada.
Felizmente, você pode tornar sua cozinha mais eficiente em termos energéticos. Hábitos simples, como usar o tamanho certo do queimador, cozinhar com tampas nas panelas e desligar pequenos eletrodomésticos quando não estão em uso, podem ajudar a reduzir o consumo de energia.
Se você optar por fazer seu próprio composto, nosso compostor elétrico de alimentos Vego é outra forma de tornar o uso de energia mais eficiente. Em vez de deitar os resíduos alimentares no lixo (onde contribuem para a poluição dos aterros), o nosso compostor decompõe-nos rapidamente, utilizando o mínimo de energia. É uma forma prática de reduzir o desperdício e ao mesmo tempo garantir que a energia seja utilizada para algo útil.
A iluminação é outra área onde pequenas trocas podem causar um grande impacto. Se a sua cozinha ainda tiver lâmpadas incandescentes, mudar para LEDs pode reduzir o consumo de energia instantaneamente. Sempre que possível, aproveite a luz natural em vez de apertar o interruptor.
Sua cozinha está usando mais água do que deveria?
Quando totalmente carregadas, as máquinas de lavar louça usam menos água do que lavar à mão, portanto, executar um ciclo meio vazio desperdiça água e energia. Uma maneira simples de verificar se sua máquina de lavar louça está funcionando de maneira eficiente é verificar se você precisa enxaguar previamente a louça antes de colocá-la. Se você fizer isso, talvez seja hora de fazer um upgrade.
A instalação de um arejador de torneira de baixo fluxo leva apenas alguns minutos e pode reduzir o uso de água sem afetar a pressão da água. Você também pode economizar água reaproveitando o que normalmente jogaria no ralo, como usar água de enxágue de vegetais para suas plantas domésticas.
Pratique compras sustentáveis em supermercados
Plásticos descartáveis se acumulam rapidamente na cozinha. Se você costuma comprar sacolas plásticas de produtos no supermercado, as alternativas de malha reutilizável também funcionam. Comprar a granel também pode reduzir o desperdício de embalagens, portanto, se sua loja local tiver uma seção de recarga, traga seus próprios recipientes para alimentos básicos da despensa, como arroz, farinha e nozes.
A escolha de produtos locais e sazonais reduz a pegada de carbono de seus mantimentos.Frutas e vegetais importados geralmente viajam milhares de quilômetros antes de chegar ao seu prato, enquanto as opções locais tendem a ser mais frescas e exigem menos transporte.
Limpeza e limpeza de cozinha Gestão de Resíduos
Muitos produtos de limpeza contêm produtos químicos que não são bons para o meio ambiente e geralmente vêm em garrafas plásticas que acabam no lixo. Mudar para produtos de limpeza recarregáveis ou biodegradáveis faz uma grande diferença ao longo do tempo. Se você gosta de soluções DIY, misturas simples como vinagre e bicarbonato de sódio funcionam bem para muitas superfícies de cozinha.
Reciclar adequadamente é outra forma de reduzir o desperdício, mas nem sempre é tão simples quanto jogar itens em uma lixeira azul. Verificar as diretrizes locais de reciclagem ajuda a evitar a contaminação.
Também vale a pena examinar quantos itens descartáveis você usa diariamente. Toalhas de papel, filme plástico e esponjas descartáveis podem ser substituídas por alternativas reutilizáveis, como trapos de pano, envoltórios de cera de abelha e esfregões compostáveis. Se você compostar com um compostor automático como o Vego Kitchen Composter, você já está reduzindo os resíduos do aterro, então combiná-lo com outras trocas de limpeza sustentáveis faz sentido.
Acompanhando a sustentabilidade da sua cozinha
Tornar sua cozinha mais sustentável tem mais a ver com progresso do que com perfeição.Mesmo pequenas mudanças, como usar uma máquina de lavar louça cheia, trocar toalhas de papel por panos ou planejar refeições para evitar desperdícios, aumentam com o tempo. Acompanhar seus hábitos pode ajudá-lo a ver onde você está fazendo a diferença e onde há espaço para melhorar.
Se você deseja uma maneira simples de compostar e medir o impacto de sua compostagem, nosso compostor elétrico de alimentos Vego facilita a redução de resíduos. Transforma restos de comida em composto em horas. Com o aplicativo Vego, você pode acompanhar o progresso da compostagem em tempo real, ver quantos resíduos você evitou dos aterros e monitorar seu impacto.
E você não precisa de um quintal grande para fazer um bom uso do composto. Alguns vasos de ervas, um vaso de varanda ou um pequeno canteiro elevado podem transformar resíduos de cozinha em alimentos frescos e cultivados em casa. Produtos frescos em casa significam menos idas à loja e menos produtos embalados, o que reduz ainda mais o desperdício. Além disso, as suas culturas caseiras beneficiarão de composto rico em nutrientes, criando um sistema de círculo completo onde nada é desperdiçado.
Uma auditoria de sustentabilidade não é uma tarefa única. É um processo contínuo. Este mês, concentre-se na redução do desperdício de alimentos. No próximo mês, comece a fazer compras a granel ou fazer compostagem. O objetivo é construir hábitos duradouros que tornem a sua cozinha mais eficiente em termos energéticos e ecológica.
