Dicas de compostagem no final da temporada para o inverno

Muitos jardineiros normalmente guardam suas ferramentas e sonham com a colheita da primavera quando a primeira geada do inverno se instala. Mas e se eu lhe dissesse que o inverno é realmente a época ideal para manter forte o seu jogo de compostagem?

A compostagem no outono e no inverno traz alguns benefícios conhecidos. Em primeiro lugar, a compostagem nos meses mais frios ajuda a isolar o solo e a protegê-lo de temperaturas extremas. Também ajuda a decompor as colheitas de verão restantes e a preparar o solo para a época de plantio da primavera. Com alguns ajustes e táticas comprovadas, você pode garantir que sua pilha de compostagem continue a prosperar durante todo o inverno.

Escolha o local certo

Reserve um tempo para considerar a localização de sua pilha de compostagem, caso ainda não o tenha feito. Deve ser em local com bom acesso ao sol durante o dia, de preferência. A exposição ao sol ajuda a manter a pilha mais quente e estimula a atividade microbiana, mesmo nos meses mais frios. Caso contrário, a sua pilha de composto pode congelar e isso irá retardar significativamente a decomposição.

Isole seu composto

Isolar o composto pode ajudar a manter o calor, da mesma forma que um cobertor mantém você aquecido.Fardos de palha, papelão ou até mesmo cobertores velhos podem ser usados ​​para embrulhar a pilha. Isso ajuda a reter o calor gerado pela atividade microbiana interna, mantendo o composto em sua melhor forma durante o inverno.

Além disso, lembre-se de manter o composto coberto para ajudar a reter o calor e a umidade no tempo frio. Isso garantirá que o processo de decomposição continue e permaneça ativo.

Cortar e destruir

Seja marrom ou verde, reserve um tempo para cortar ou triturar os materiais antes de adicioná-los ao composto. Pedaços menores se decompõem mais rapidamente, o que é crucial em temperaturas frias, quando a decomposição fica mais lenta. Por exemplo, em vez de usar a abóbora inteira após as festividades de Halloween, corte-a em pedaços menores. Isso garantirá que eles se quebrem com mais eficiência.

O equilíbrio é a chave

Manter a proporção carbono-nitrogênio é crucial para um bom composto de inverno. Procure uma mistura equilibrada de marrons, como folhas ou palhas, e verdes, como aparas de grama ou restos de cozinha. Uma boa regra é usar três partes de marrom para uma parte de verde. Isto irá encorajar a decomposição e minimizar os odores, que podem ser mais perceptíveis sob baixas temperaturas.

Vire menos

O giro regular ajuda a arejar a pilha e acelera a decomposição nos meses mais quentes. No entanto, o tempo frio pode tornar a mudança uma tarefa árdua – e na verdade não é tão necessária. Se o seu composto for bem conservado, você pode deixá-lo sozinho por longos períodos de tempo. Apenas certifique-se de verificá-lo ocasionalmente para ter certeza de que não está congelado.

Mantenha os níveis de umidade

Seu composto ainda pode secar mesmo no frio. Os períodos de seca do inverno podem deixar sua pilha crocante e dura. Se o seu composto parecer muito seco, adicione um pouco de água para mantê-lo úmido o suficiente, mas não encharcado. Sua pilha de compostagem precisa de hidratação adequada para que os micróbios façam seu trabalho!

Incorpore materiais de inverno

Embora o inverno seja conhecido por ser uma estação de dormência, ele também fornece aos jardineiros alguns materiais de compostagem exclusivos. Folhas caídas, galhos pequenos e até pinhas podem ser ótimos acréscimos à sua pilha. Isso ajuda a arejar a pilha quando misturado e também contribui com o carbono tão necessário.Você também pode juntar restos de cozinha, como cascas de vegetais, para manter o composto ativo no frio.

Plano para a próxima temporada

Embora a jardinagem de inverno tenha como objetivo manter as coisas ativas, também é um momento para planejar com antecedência sua compostagem. Você pode começar a pensar no que deseja cultivar em seu jardim na próxima primavera e em uma lista de quais materiais você deseja adicionar ao seu composto para obter os melhores resultados.

A compostagem de inverno pode parecer difícil no início, mas com essas dicas, você descobrirá que é realmente administrável – e gratificante também! Ao manter seu composto durante os meses de inverno, você estará se preparando para o sucesso na jardinagem na primavera. Então tire o pó das luvas e dê um pouco de amor ao seu composto neste inverno!

Deixe um comentário